oficina-de-criacao

“Uma vez oficineiro, sempre oficineiro!”. Fonte: Oficina de Criação.

A interatividade faz parte do nosso cotidiano. E é muito difícil passarmos um dia sem usar qualquer produto interativo, e não estamos falando apenas de smartphones, aplicativos e redes sociais. A interação também está presente quando vamos ao caixa eletrônico, quando estamos dirigindo um carro e, até mesmo, quando esquentamos uma deliciosa lasanha no microondas. O que faz com que a maioria dessas tecnologias sejam utilizáveis, úteis – e, em alguns casos, divertidas – é o design de interação.

Esse foi o tema da oficina que realizamos na Oficina de Criação, a agência de comunicação experimental da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA) no dia 06 de julho. A oficina continua até sexta-feira, dia 08 de julho.

Com objetivo principal de apresentar a metodologia do design de interação, a aula prática também pretende desenvolver um projeto final com a turma.

Sobre a agência experimental

A Oficina de Criação é uma agência de comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará. Segundo o site do projeto, “constatada a necessidade de um ambiente extraclasse em que os alunos de Publicidade pudessem pôr em prática os conteúdos estudados em sala de aula, numa simulação de ambiente profissional, nasceu a Agência Modelo, em 1992, gerida por professores desta área, de modo alternado. Mais adiante, mudou o nome para Oficina de Criação, denominação que permanece até hoje.”

A Oficina atua de forma integrada com o ensino de graduação, servindo como campo de estágio e laboratório de criação para alunos do curso de Publicidade e realiza eventuais parcerias com a Agência Cidadã (projeto extensionista ligado à Facom), que abriga, por sua vez, estagiários do curso de Jornalismo. Coordenação geral: Professora Lívia Barbosa.

Para mais informações, basta acessar o site oficial do projeto.

Fonte: Oficina de Criação.

Fonte: Oficina de Criação.

Ementa da oficina de interatividade

Contextualização
Design de interação
Interface gráfica
Interação e interatividade
Componentes da interatividade
Quatro tipos de interação
Metodologia do design de interação

Práticas
Rápidas sobre HTML5, CSS3 e JavaScript
Metodologia de criação

Adobe Edge Animate
O que é
Vantagens e desvantagens
Exemplos
Ferramentas básicas
Prática 1
Prática 2
Produto final.

Um dos trabalhos que a Barbohouse está produzindo utilizando as técnicas do design de interação é o livro interativo de Barbolandia: A Fuga do Herdeiro. Clique na imagem abaixo para baixar uma amostra do eBook.

mockup-barbolandia

Categorias: Institucional

Bruno Rodrigues

nasceu em Belém do Pará em 1989. É formado em publicidade (UFPA) e mestre em Design de Hipermídia (UFSC). Quando criança, leu muitas HQs e sonhava em ser desenhista. Aos 15 anos resolveu ser escritor. Em 2010 auto publicou seu primeiro romance da série Barbolandia. Fundou a Editora Barbohouse com intuito de publicar histórias de autores estreantes. Trabalha para tornar os livros digitais mais populares e que gerem impacto positivo na vida das pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *